domingo, 27 de novembro de 2011

Como lidar com o bullying no trabalho

O artigo “o bullying no trabalho” trouxe a tona um problema até então desconhecido da maioria das pessoas. Ao contrário do bullying que é praticado em escolas, colégios e até faculdades, o desrespeito e o abuso característicos desta prática, também ocorre no trabalho. E, de acordo com alguns comentários que o post citado acima recebeu, é mais comum do que se imagina, infelizmente. Diante disso, conheça algumas dicas que podem ajudar caso você esteja passando por essa delicada situação.
A maior parte dos casos de bullying só acontece depois que os envolvidos passam a ter certa intimidade dentro do ambiente de trabalho. Intimidade não é sinônimo de amizade, coleguismo nem de um bom relacionamento, mas sim quando existe “brecha” e diálogo suficiente para tratar de assuntos de fora do trabalho. Se você não se sente à vontade ao se relacionar com um chefe ou colega de trabalho, limite-se apenas a assuntos diretamente ligados a questões profissionais.
Alguns assuntos são polêmicos e podem gerar discussões e desentendimentos. Por conta disso, se você já tem certa intimidade com um colega de trabalho, procure conversar sobre assuntos leves, que não dêem margem para diálogos fervorosos. Religião, futebol e política são bons exemplos de assuntos delicados que, dentro da empresa, só devem ser tratados com colegas muito íntimos.
Caso você já tome as precauções citadas acima e mesmo assim sofre bullying, tome a primeira e mais simples das providências: ignore. Manifestar-se contra uma atitude ou palavra mostra a sua posição em relação a isso, mas se opor a ela toda vez que acontece, pode acabar alimentando o agressor que a diz. Portanto, tente ignorar o que te incomoda.
Se as provocações e agressões superam suas tentativas de ignorá-las, é porque o caso se agravou. O bullying causa baixa auto-estima, medo, angústia, mudanças de humor, insônia e depressão. Ao menor sinal de que as coisas fugiram do controle procure seu chefe, ou algum funcionário que ocupa um cargo superior para relatar o que está ocorrendo. Esta conversa deve ser feita com calma e tempo. Como o bullying se tornou um assunto popular, falar sobre ele e relatar casos onde ele acontece se tornou uma tarefa mais fácil, o que facilitará sua manifestação.
Caso a pessoa procurada não puder te ajudar, ou se seu próprio chefe ou superior é quem pratica o bullying, busque as autoridades. Converse com um amigo ou parente para que ele tenha ciência e, neste momento conturbado, ajude-o a buscar a ajuda necessária. O artigo 225 da Constituição brasileira resguarda a dignidade das pessoas e permite que, quem se sente ameaçado ou humilhado pode entrar na justiça e pedir indenização por danos morais e materiais. Se preferir, procure a polícia, relate o caso e peça maiores informações sobre como proceder legalmente.
Fonte:http://www.ceviu.com.br/blog/info/artigos/como-lidar-com-o-bullying-no-trabalho

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Assinar Feed via Email:

Fique sempre atualizado! Receba artigos por email!

by Piradst-Produções FeedBurner

Seguidores

Divulgue o Blog