sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Prepare a casa para o fim de ano

Além da comemoração do Natal, os últimos meses do ano também costumam ser tradicionalmente a época escolhida para reformar e incrementar a casa. Seja uma pintura na sala, a troca dos armários da cozinha ou mesmo colocar uma estante nova no quarto, vale tudo para apresentar um apartamento com cara de novo aos convidados das festas natalinas. Uma prova disso é o crescimento das vendas do setor, cuja expectativa é de um aumento de 15% a partir desta semana, segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). Mas antes de sair por aí comprando todos os itens necessários para a sua reforma, respire fundo, faça um bom planejamento e pesquise, ou as obras podem abocanhar grande parte do seu 13º salário.
 "Planejamento é a chave da reforma. Antes de iniciar qualquer quebra-quebra é essencial colocar tudo no papel. A falta de organização torna a obra 50% mais cara", aconselha Cláudio Conz, presidente da Anamaco. Segundo ele, outra forma de economizar nas mudanças é ter o dinheiro disponível tanto para pagar a mão de obra quanto o material de construção. "Ao pagar à vista no estabelecimento é possível conseguir desconto de 5%. Parece pouco, mas ao gastar R$ 4 mil, por exemplo, o proprietário do imóvel terá R$ 200 de desconto, um valor bastante significativo", reforça.
Para a arquiteta e professora Tereza Simis, uma delimitação da reforma pode enxugar em até 70% um orçamento. "Não é necessário quebrar paredes ou o chão da casa para dar uma renovada. Móveis e acessórios podem fazer uma grande diferença em um ambiente. O segredo está em colocar as mudanças que você quer no papel. A partir desses objetivos, você começa a entender o que vai ser realmente necessário", comenta. "Ao invés de ampliar uma sala, você pode usar cores que deem profundidade, ou espelhos. Às vezes, até o posicionamento dos móveis pode ajudar. Se tiver dúvidas, consulte um design. Sai bem mais barato do que as obras, eu garanto".
Outra dica da professora é reservar 15% do valor disponível para imprevistos. "Mesmo em um projeto feito por um arquiteto, que vai "ler" o imóvel e encontrar as instalações hidráulicas e elétricas, ocorrem surpresas. Pode ser até de reformas anteriores ou instalações mal feitas. Sempre é bom deixar um dinheiro a mais na conta", afirmou. Por fim, depois de discutir quais os produtos serão utilizados com o arquiteto, engenheiro ou decorador, é hora de partir para a pesquisa de mercado.
Fonte:http://jornalonorte.lugarcerto.com.br/app/405,62/2011/11/03/interna_noticias,44851/prepare-a-casa-para-o-fim-de-ano.shtml

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Assinar Feed via Email:

Fique sempre atualizado! Receba artigos por email!

by Piradst-Produções FeedBurner

Seguidores

Divulgue o Blog