
"Planejamento é a chave da reforma. Antes de iniciar qualquer quebra-quebra é essencial colocar tudo no papel. A falta de organização torna a obra 50% mais cara", aconselha Cláudio Conz, presidente da Anamaco. Segundo ele, outra forma de economizar nas mudanças é ter o dinheiro disponível tanto para pagar a mão de obra quanto o material de construção. "Ao pagar à vista no estabelecimento é possível conseguir desconto de 5%. Parece pouco, mas ao gastar R$ 4 mil, por exemplo, o proprietário do imóvel terá R$ 200 de desconto, um valor bastante significativo", reforça.
Para a arquiteta e professora Tereza Simis, uma delimitação da reforma pode enxugar em até 70% um orçamento. "Não é necessário quebrar paredes ou o chão da casa para dar uma renovada. Móveis e acessórios podem fazer uma grande diferença em um ambiente. O segredo está em colocar as mudanças que você quer no papel. A partir desses objetivos, você começa a entender o que vai ser realmente necessário", comenta. "Ao invés de ampliar uma sala, você pode usar cores que deem profundidade, ou espelhos. Às vezes, até o posicionamento dos móveis pode ajudar. Se tiver dúvidas, consulte um design. Sai bem mais barato do que as obras, eu garanto".
Outra dica da professora é reservar 15% do valor disponível para imprevistos. "Mesmo em um projeto feito por um arquiteto, que vai "ler" o imóvel e encontrar as instalações hidráulicas e elétricas, ocorrem surpresas. Pode ser até de reformas anteriores ou instalações mal feitas. Sempre é bom deixar um dinheiro a mais na conta", afirmou. Por fim, depois de discutir quais os produtos serão utilizados com o arquiteto, engenheiro ou decorador, é hora de partir para a pesquisa de mercado.
Fonte:http://jornalonorte.lugarcerto.com.br/app/405,62/2011/11/03/interna_noticias,44851/prepare-a-casa-para-o-fim-de-ano.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário