segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Como se preparar para Enchentes no Brasil - Você e sua Empresa

O alagamento é o desastre mais comum que pode acontecer em uma nação. Inundações podem acontecer em um ou em vários estados do Brasil ao mesmo tempo. No entanto, todas as inundações não são iguais. Algumas podem se desenvolver lentamente durante um período prolongado de chuva, ou devido a uma grande “pancada” de chuva após um período de excessivo calor. Os casos mais comuns nos grandes centros urbanos são as pancadas de chuva no final da tarde, que somado com o horário de final de expediente causa grande transtorno para as equipes de Engenharia de Tráfego e Gerenciamento de Emergência destas cidades. Como as enchentes, podem ocorrer rapidamente, mesmo sem qualquer sinal visível de chuva, é importante estar preparado para inundações, não importa onde você vive, mas especialmente se você estiver em uma área de baixa altitude, perto da água ou a jusante de uma barragem. Mesmo um fluxo muito pequeno ou riacho seco pode transbordar e criar inundações.
Passo 1: Adquira (ou monte) um Kit de Emergência

Monte ou Receba um Kit de Emergência, que inclui itens como: Alimentos não-perecíveis, água potável, uma bateria e um rádio, lanternas e baterias extras.

Você pode querer preparar um kit portátil e mantê-lo em seu carro. Este kit deve incluir:

• Cópias de remédios e equipamentos médicos em um local seguro.

• Roupa de cama e roupas, incluindo sacos-de-dormir e almofadas;
A água engarrafada, um rádio a pilhas e baterias extra, um kit de primeiros socorros,uma lanterna;

• Cópias de documentos importantes: carteira de motorista, cartão da Segurança Social, comprovante de residência, seguros, testamentos, escrituras, certidões de nascimento e casamento, registros de imposto, etc.

Etapa 2: Faça um Plano e Prepare a sua Família

• Faça um plano de emergência familiar.

Se sua família não pode ficar junta quando o desastre acontecer, sé importante saber como você entrará em contato com todos eles, como você vai voltar a ficar juntos e o que você vai fazer em caso de emergência.

• Plano de locais onde sua família se reunirá, dentro e fora de sua vizinhança.

• Pode ser mais fácil fazer uma chamada telefônica de longa distância do que chamar toda a cidade, portanto, um ponto de contato fora da cidade pode estar em uma posição melhor para se comunicar entre familiares separados.

• Você também pode obter informações sobre planos de emergência em locais onde sua família possa passar o tempo: creches, trabalho e escola. Se nestes locais não existir nenhuma informação, acesse o site da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Policia Militar – muitas entidades de Bairro, possuem estas informação.

• Certifique-se de considerar as necessidades específicas de cada membros da sua família – Remédios, acessórios,etc.

Informe todos os prestadores de serviço da sua família – Babás, Domésticas, Motoristas, a existência do Plano de Emergência.

LEMBRE-SE: Você precisa pensar também em todos os seus animais de estimação.

Nunca, jamais transite em locais alagados, pois o risco de você pisar ou de seu carro ficar preso em um bueiro aberto é muito alto. Outro risco eminente é de contaminação de doenças trazidas pelas águas, doenças como a Leptospirose, Hepatite, Malaria e outras.

• Informe-se se existe algum tipo de Grupo de Resposta a Emergência em sua comunidade – se existir, registre todos os telefones para contato.

Passo 3: Esteja informado

Familiarize-se com os principais termos para ajudar a identificar um risco de inundação :

• Possível Inundações: Sintonize a Rádio e/ou Televisão nos principais canais de noticias e fique atento as mudanças climáticas.

• Rápida Inundação . Esteja preparado para ir para um lugar mais elevado; ouvir rádio, comerciais de rádio ou televisão para obter informações.

• Aviso de Cheias: Inundações estão ocorrendo ou irá ocorrer em breve, se aconselhados a evacuar, fazê-lo imediatamente.

• Aviso de Cheias em andamento: Uma enchente está ocorrendo, procure um lugar mais alto imediatamente.

Compreender algumas das causas mais freqüentes de alagamento:

As tempestades tropicais e furacões: Ventos fortes, chuva de imersão, e estilhaços. Eles podem causar tempestades em áreas costeiras, bem como criar fortes chuvas que por sua vez provoca inundações centenas de quilômetros para o interior. Apesar de todas as áreas costeiras estão em risco, algumas cidades são particularmente vulneráveis e poderiam ter perdas semelhantes ou até maiores do que aqueles causados pelo furacão de 2005, o Katrina, em Nova Orleans e Mississippi.

Ao enfraquecer, furacões se transformam em tempestades tropicais, que geram chuvas e inundações que pode ser especialmente prejudicial, já que a chuva se acumula em um só lugar. Em 2001, a tempestade tropical Allison produziu mais de 30 centímetros de chuva em Houston, em poucos dias, inundando mais de 70.000 casas e destruindo 2.744 casas.

Chuvas Fortes: Várias áreas do país estão em risco acrescido de inundações devido a fortes chuvas. O Sudeste é de alto risco devido às condições de La Niña, que incluem: chuvas pesadas, e os incêndios recentes.

Esta quantidade excessiva de chuva podem acontecer ao longo do ano, colocando em risco a sua propriedade.

Diques e Barragens: Barragens são projetados para proteger contra um certo nível de inundação. No entanto, os diques podem e decadência ao longo do tempo, tornando a manutenção um sério desafio. Diques podem falhar durante grandes inundações, gerando mais danos do que se a barragem não estivesse no local. Por causa dos riscos de inundação escalada em áreas com barragens, principalmente na região Sudeste, a Defesa Civil recomenda fortemente o seguro de inundação para todos os proprietários de imóveis nessas áreas.

Enchente: Relacionadas com o clima, uma vez que pode rolar pedras, arrancar árvores e destruir edifícios e pontes. A enchente é uma inundação rápida de áreas baixas, em menos de seis horas, que é causada por chuvas intensas a partir de uma tempestade ou várias tempestades. Enchentes também pode ocorrer a partir do colapso de uma estrutura sintética ou represa.

Construção de novos Empreendimentos: A construção e desenvolvimento de novos empreendimentos sem uma analise de risco adequada, pode alterar a drenagem natural e criar riscos de nova enchente. Isso porque os novos edifícios, estacionamentos e estradas significa menos terra para absorver o excesso de precipitação de chuvas intensas, furacões e tempestades tropicais.

• A maioria das Apólices de Seguros de Imóveis e Automóveis não cobre danos causados pelas inundações. Fale com o seu Corretor de seguros sobre a sua política e considerar se você precisa de cobertura adicional.

• Saiba como manter o alimento seguro durante e após a emergência – lembre-se que você pode ficar isolado por vários dias.

• Avaliar cuidadosamente as funções de sua empresa, tanto internamente como externamente, para determinar quais funcionários, materiais, procedimentos e equipamentos são absolutamente necessárias para manter o funcionamento do negócio.

• Identificar as operações críticas para a sobrevivência e recuperação de seu negócio.

• Planeje o que você fará se a sua construção, planta ou loja não estiver acessível.

Considere o caso de você poder executar o negócio a partir de um local diferente ou a partir de sua casa.

Ao desenvolver relações com outras empresas, informe-se da possibilidade de você poder usar as suas instalações no caso de um desastre na sua empresa.

• Saiba mais sobre programas, serviços e recursos no site da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Policia Militar.

Saiba mais sobre os planos de emergência que foram estabelecidos na sua área pelo governo Federal, Estadual e Municipal. Em qualquer emergência, sempre ouvir as instruções dadas por funcionários da administração local de emergência.

Encontre informação adicionais em:

Continuidade de Negócios e People Center: http://www.sionpc.com.br

Continuidade de Negócios, Gestão de Crises: http://www.bcm-brasil.com.br

Defesa Civil: http://www.defesacivil.gov.br

Segurança Pública: http://www.ssp.sp.gov.br

Portal de Saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=456

Clima Tempo: http://www.climatempo.com.br/

Texto Original disponível no site do FEMA – http://www.fema.gov ,
Este texto foi traduzido e adaptado para a situação brasileira.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Assinar Feed via Email:

Fique sempre atualizado! Receba artigos por email!

by Piradst-Produções FeedBurner

Seguidores

Divulgue o Blog