Passo 1: Adquira (ou monte) um Kit de Emergência
Monte ou Receba um Kit de Emergência, que inclui itens como: Alimentos não-perecíveis, água potável, uma bateria e um rádio, lanternas e baterias extras.
Você pode querer preparar um kit portátil e mantê-lo em seu carro. Este kit deve incluir:
• Cópias de remédios e equipamentos médicos em um local seguro.
• Roupa de cama e roupas, incluindo sacos-de-dormir e almofadas;
A água engarrafada, um rádio a pilhas e baterias extra, um kit de primeiros socorros,uma lanterna;
• Cópias de documentos importantes: carteira de motorista, cartão da Segurança Social, comprovante de residência, seguros, testamentos, escrituras, certidões de nascimento e casamento, registros de imposto, etc.
Etapa 2: Faça um Plano e Prepare a sua Família
• Faça um plano de emergência familiar.
Se sua família não pode ficar junta quando o desastre acontecer, sé importante saber como você entrará em contato com todos eles, como você vai voltar a ficar juntos e o que você vai fazer em caso de emergência.
• Plano de locais onde sua família se reunirá, dentro e fora de sua vizinhança.
• Pode ser mais fácil fazer uma chamada telefônica de longa distância do que chamar toda a cidade, portanto, um ponto de contato fora da cidade pode estar em uma posição melhor para se comunicar entre familiares separados.
• Você também pode obter informações sobre planos de emergência em locais onde sua família possa passar o tempo: creches, trabalho e escola. Se nestes locais não existir nenhuma informação, acesse o site da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Policia Militar – muitas entidades de Bairro, possuem estas informação.
• Certifique-se de considerar as necessidades específicas de cada membros da sua família – Remédios, acessórios,etc.
Informe todos os prestadores de serviço da sua família – Babás, Domésticas, Motoristas, a existência do Plano de Emergência.
LEMBRE-SE: Você precisa pensar também em todos os seus animais de estimação.
Nunca, jamais transite em locais alagados, pois o risco de você pisar ou de seu carro ficar preso em um bueiro aberto é muito alto. Outro risco eminente é de contaminação de doenças trazidas pelas águas, doenças como a Leptospirose, Hepatite, Malaria e outras.
• Informe-se se existe algum tipo de Grupo de Resposta a Emergência em sua comunidade – se existir, registre todos os telefones para contato.
Passo 3: Esteja informado
Familiarize-se com os principais termos para ajudar a identificar um risco de inundação :
• Possível Inundações: Sintonize a Rádio e/ou Televisão nos principais canais de noticias e fique atento as mudanças climáticas.
• Rápida Inundação . Esteja preparado para ir para um lugar mais elevado; ouvir rádio, comerciais de rádio ou televisão para obter informações.
• Aviso de Cheias: Inundações estão ocorrendo ou irá ocorrer em breve, se aconselhados a evacuar, fazê-lo imediatamente.
• Aviso de Cheias em andamento: Uma enchente está ocorrendo, procure um lugar mais alto imediatamente.
Compreender algumas das causas mais freqüentes de alagamento:
As tempestades tropicais e furacões: Ventos fortes, chuva de imersão, e estilhaços. Eles podem causar tempestades em áreas costeiras, bem como criar fortes chuvas que por sua vez provoca inundações centenas de quilômetros para o interior. Apesar de todas as áreas costeiras estão em risco, algumas cidades são particularmente vulneráveis e poderiam ter perdas semelhantes ou até maiores do que aqueles causados pelo furacão de 2005, o Katrina, em Nova Orleans e Mississippi.
Ao enfraquecer, furacões se transformam em tempestades tropicais, que geram chuvas e inundações que pode ser especialmente prejudicial, já que a chuva se acumula em um só lugar. Em 2001, a tempestade tropical Allison produziu mais de 30 centímetros de chuva em Houston, em poucos dias, inundando mais de 70.000 casas e destruindo 2.744 casas.
Chuvas Fortes: Várias áreas do país estão em risco acrescido de inundações devido a fortes chuvas. O Sudeste é de alto risco devido às condições de La Niña, que incluem: chuvas pesadas, e os incêndios recentes.
Esta quantidade excessiva de chuva podem acontecer ao longo do ano, colocando em risco a sua propriedade.
Diques e Barragens: Barragens são projetados para proteger contra um certo nível de inundação. No entanto, os diques podem e decadência ao longo do tempo, tornando a manutenção um sério desafio. Diques podem falhar durante grandes inundações, gerando mais danos do que se a barragem não estivesse no local. Por causa dos riscos de inundação escalada em áreas com barragens, principalmente na região Sudeste, a Defesa Civil recomenda fortemente o seguro de inundação para todos os proprietários de imóveis nessas áreas.
Enchente: Relacionadas com o clima, uma vez que pode rolar pedras, arrancar árvores e destruir edifícios e pontes. A enchente é uma inundação rápida de áreas baixas, em menos de seis horas, que é causada por chuvas intensas a partir de uma tempestade ou várias tempestades. Enchentes também pode ocorrer a partir do colapso de uma estrutura sintética ou represa.
Construção de novos Empreendimentos: A construção e desenvolvimento de novos empreendimentos sem uma analise de risco adequada, pode alterar a drenagem natural e criar riscos de nova enchente. Isso porque os novos edifícios, estacionamentos e estradas significa menos terra para absorver o excesso de precipitação de chuvas intensas, furacões e tempestades tropicais.
• A maioria das Apólices de Seguros de Imóveis e Automóveis não cobre danos causados pelas inundações. Fale com o seu Corretor de seguros sobre a sua política e considerar se você precisa de cobertura adicional.
• Saiba como manter o alimento seguro durante e após a emergência – lembre-se que você pode ficar isolado por vários dias.
• Avaliar cuidadosamente as funções de sua empresa, tanto internamente como externamente, para determinar quais funcionários, materiais, procedimentos e equipamentos são absolutamente necessárias para manter o funcionamento do negócio.
• Identificar as operações críticas para a sobrevivência e recuperação de seu negócio.
• Planeje o que você fará se a sua construção, planta ou loja não estiver acessível.
Considere o caso de você poder executar o negócio a partir de um local diferente ou a partir de sua casa.
Ao desenvolver relações com outras empresas, informe-se da possibilidade de você poder usar as suas instalações no caso de um desastre na sua empresa.
• Saiba mais sobre programas, serviços e recursos no site da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Policia Militar.
Saiba mais sobre os planos de emergência que foram estabelecidos na sua área pelo governo Federal, Estadual e Municipal. Em qualquer emergência, sempre ouvir as instruções dadas por funcionários da administração local de emergência.
Encontre informação adicionais em:
Continuidade de Negócios e People Center: http://www.sionpc.com.br
Continuidade de Negócios, Gestão de Crises: http://www.bcm-brasil.com.br
Defesa Civil: http://www.defesacivil.gov.br
Segurança Pública: http://www.ssp.sp.gov.br
Portal de Saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=456
Clima Tempo: http://www.climatempo.com.br/
Texto Original disponível no site do FEMA – http://www.fema.gov ,
Este texto foi traduzido e adaptado para a situação brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário